A diferença entre o sal e a luz

download (1)

“Se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, … observando a conduta honesta e respeitosa de vocês” (I Pedro 3:1 e 2, NVI). “Ide e, … dizei ao povo todas as palavras desta Vida” (Atos 5:20)

Quando li pela primeira vez Mateus 5:13, acerca dos cristãos sendo o sal e a luz, achei que Jesus disse a mesma coisa duas vezes por questão de ênfase. Há um sentido em que isso é verdade. Ambas as expressões se referem ao testemunho do cristão no mundo. E tanto o sal como a luz dão de si mesmos. Eles se expandem para o bem da substância com a qual entram em contato. Assim, eles representam exatamente o oposto de todo tipo de religiosidade egocêntrica. Como resultado, ambos se tornam ilustrações adequadas para as virtudes cristãs representadas pelas bem-aventuranças.

Há, porém, uma diferença importante entre o sal e a luz, uma diferença que é essencial que compreendamos para testemunharmos por Jesus de maneira plena. O sal atua e se expande em segredo. Não podemos vê-lo atuando. Silenciosa e discretamente ele faz o que tem de fazer – torna as coisas salgadas, sem na realidade ser visto ou ouvido.

Na vida cristã encontramos esse tipo de “testemunho do sal”. Considera-se que a silenciosa influência diária do cristão entre as pessoas com quem se relaciona é exercida simplesmente porque ele é bondoso, humilde, pacificador, alegre e atencioso. As pessoas sabem que tais indivíduos são cristãos porque eles transpiram apreciação e amor em todo ambiente em que se encontram.

Ser como o sal é bom, mas isso não é tudo no testemunho do cristão. Jesus disse que somos ambos – o sal e a luz.

A luz testemunha de modo diferente. A luz é vista. Ela atua de maneira franca e visível. Nesse aspecto, pensamos sobre nossa responsabilidade de compartilhar a Palavra de Deus de maneira pública através de estudos bíblicos a outros. Aqui consideramos a responsabilidade que cada cristão tem de falar a outros a respeito da verdade contida na Bíblia.

Os cristãos são tanto sal como luz. Combinadas, essas duas formas de testemunho provêm um testemunho completo para nossa comunidade. As pessoas não só veem que somos diferentes, mas ao compartilharmos a Palavra de Deus no momento certo, elas ficam sabendo por que somos diferentes.

Tom de Vida, “Luz do Mundo”

Fonte NT…

ACAMP VERÃO 2017

Faça já sua inscrição!

acamp-verao-2017-p