Especialista diz que pergaminho de Levítico mostra harmonia bíblica – Brasília, DF

Tecnologia foi necessária para "desenrolar virtualmente" o pergaminho que não poderia ser manuseado. Imagens da Science Advances

Brasília, DF … [ASN] A revista Science Advances divulgou na quarta-feira, 21, que um pergaminho hebraico, aberto e digitalizado, pode ser uma das cópias mais antigas da escritura bíblica. O pergaminho En-Gedi contém o rolo pelo menos dois capítulos do livro de Levítico e data dos séculos III e IV, ou possivelmente antes. O material foi encontrado em 1970 em En-Gedi, Israel, onde havia uma comunidade de essênios.

A datação por radiocarbono mostrou que o pergaminho En-Gedi data do século 3 ou 4 depois de Cristo, embora alguns especialistas acreditem que possa ser mais antigo. As análises sobre o estilo da caligrafia e os traços das letras sugerem que poderia ser da segunda metade do século 1 ou de princípios do século 2 depois de Cristo. Por muito tempo se pensou que seu conteúdo havia sido perdido para sempre porque o rolo foi queimado no século 6 e era impossível tocá-lo sem que se desfizesse em cinzas. Os pesquisadores utilizaram como ferramenta um avançado scanner digital para ver seu conteúdo.

Leia mais clicando aqui…