Fidelidade inegociável

08

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23).

Pieter Beckjen ganhava a vida transportando pessoas e bens no rio Amstel. Às vezes, ele navegava pelos canais de Amsterdã com outros crentes, para fazer seus cultos em segredo. Quando Pieter e sua esposa ganharam o primeiro filho, o casal tentou esconder o bebê para que não fossem forçados a crismá-lo na Igreja estatal. Mas alguns vizinhos os delataram aos magistrados.

Acusado de “crimes contra a majestade divina e secular… perturbando a paz”, Pieter foi julgado e condenado à fogueira “e a ter todas as suas propriedades confiscadas”. Não sem antes o submeterem à tortura, em um último e cruel esforço de fazê-lo negar sua fé. Mas ela era inabalável. Pieter foi queimado em janeiro de 1569.

Ao ouvir falar da condenação, Willem Janss viajou de uma vila onde se encontrava para o lugar da execução, para animar o amigo. Porém, ao chegar a Amsterdã, o portal já estava fechado. E Willem teve que convencer o guarda a deixa-lo entrar. Correu par ao local da execução e chegou no exato momento em que Pieter era levado ao patíbulo. Willem gritou: “Não perca a coragem, irmão querido”.

O que teria dado a Pieter uma fé capaz de desafiar a morte, entregando-se, “de todo o coração”, ao Senhor, sem hesitar? Há uma razão significativa: Ele cria que Jesus foi mais do que um homem bom; que Jesus era divino e que Sua oferta de vida eterna era real. Rejeitá-Lo seria rejeitar a vida eterna. Pieter aceitou as palavras do Salvador para Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente” (João 11:25 e 26).

Os mártires do passado olhavam além das chamas e viam a eternidade. Pela fé, apegavam-se às promessas: “Quem crê em Mim… não morrerá” (Jo 11:25 e 26); “a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3:3). A promessa de ressurreição é certa. Ele vai cumprir Sua palavra.

Grupo Essência, “Irei ao lar”

Fonte NT…

ACAMP VERÃO 2017

Faça já sua inscrição!

acamp-verao-2017-p