Salvação para os humildes

coração3

“Tu salvas o povo humilde, mas, com um lance de vista, abates os altivos” (II Samuel 22:28).

Este verso faz parte de um cântico de Davi, em ações de graças, depois que Deus livrou o humilde e submisso rei das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. Davi estava convicto de que, sem o auxílio divino, não teria alcançado tamanha graça.

Há um contraste muito grande entre Davi e Saul, o qual pode ser ilustrado pela seguinte história: Um agricultor levou seu filho a uma plantação de trigo para ser se este já estava pronto para a colheita. Ao olhar detidamente para o trigal maduro, o filho ponderou: “Papai, olhe como esses ramos de trigo mantêm a cabeça erguida. Eles devem ser da melhor qualidade. Mas os que inclinam a cabeça não devem ser tão bons quanto os primeiros”. O pai, ao ouvir tal observação, cortou um cacho de cada tipo e disse: “Veja, rapaz! Este cacho que estava empinado, está magro e quase não serve para nada. Já o que se inclinava modestamente, está cheio do melhor grão”.

Saul, à primeira vista, parecia trigo da melhor qualidade. Durante algum tempo, o povo de Israel olhava para ele e se maravilhava diante de sua estatura e beleza. Seu porte era principesco. Com o tempo, porém, se viu que aquele homem tão altivo não passava de palha. Já Davi, embora de aparência humilde, surpreendeu a todos por suas qualidades de caráter. Ele não foi um homem perfeito ao longo de toda a sua trajetória. Cometeu alguns erros graves. Seu coração, porém, era humilde. Quando o profeta Natã o desmascarou, ele se humilhou até às cinzas. Abaixou a cabeça perante Deus e diante da triste realidade em que se encontrava naquele instante. Contrito, escreveu o Salmo 51, que é um poema de confissão e arrependimento. Depois de reconhecer sua pobre condição espiritual, rogou a Deus que lhe desse um coração puro e um espírito inabalável.

Uma pessoa pode orar todos os dias e ainda ter a cabeça altiva, cheia de orgulho. Pode ler a Bíblia, pregar belos sermões, cantar hinos e fazer trabalho missionário, mas ter um espírito empinado. Nem sempre se pode detectar essa altivez de espírito. Em alguns casos, é preciso muito tempo para que se descubra quem não é trigo bom. Deus, porém, vê a seara de Seu povo e sabe quem é quem.

Peçamos ao Senhor que nos dê o dom da humildade. Ele não quer nos abater, mas quer que sejamos humildes e submissos.

Prisma Brasil, “Humilha-te”

Fonte NT…

ACAMP VERÃO 2017

Faça já sua inscrição!

acamp-verao-2017-p